Jessica Marques, psicóloga da Casa dos Irmãos: “nosso trabalho pode mudar e ressignificar várias vidas”
27 de agosto, neste domingo, é dia do psicólogo(a). A data faz parte do calendário oficial de comemorações e refere-se ao dia em que ocorreu a publicação da Lei 4.119/1962, que regulamentou a psicologia brasileira.
O dia foi oficialmente instituído em 2016, segundo o portal do Conselho Federal de Psicologia, por meio da Lei 13.407, e prestigia a atuação de mais de 440 mil psicólogas e psicólogos em todo o país.
A Irmão Sol, diante disso, parabeniza todos os profissionais da área, em especial aqueles que prestam serviços à associação, cuidando da saúde mental das nossas crianças e sendo parte importante da nossa jornada.
É o que faz Jessica Marques, psicóloga da Casa dos Irmãos, responsável por acolher irmãos de sete a doze anos incompletos. Ela está com a gente há cinco meses.
Contou como é trabalhar na Irmão Sol, “o trabalho do psicólogo em uma unidade de acolhimento visa a superação das fragilidades e o fortalecimento dos vínculos familiares das crianças e suas famílias, construindo nesse caminho novas possibilidades e formas de afeto e cuidado”, disse ela.
Em seguida, declarou que ser psicóloga é mais do que está no papel: “o nosso trabalho vai muito além do que está descrito nas legislações, porque o afeto, uma escuta e um olhar acolhedor sobre cada família e cada criança que atendemos pode mudar e ressignificar várias vidas”.
Ao todo, a Associação Irmão Sol possui oito psicólogos, espalhados estrategicamente nas casas para atender nossas crianças da melhor forma possível.