Mariano Gijsen nasceu em Den Haag, na Holanda, em 1921, e foi ordenado presbítero em 1953. Ao longo de sua vida religiosa, fundou a Associação Irmão Sol, destinada a acolher crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, além de dedicar-se à Pastoral Paroquial e à juventude.

A história da AIS (Associação Irmão Sol) teve início em 1989, acolhendo inicialmente catadores de papel e meninos de rua que perambulavam sob viadutos e em praças. No ano seguinte, foi adquirido um barracão na Vila do Índio, no bairro Copacabana, onde 16 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 17 anos, foram alojados sob a supervisão de um monitor.

Em reconhecimento aos feitos realizados pela Associação na área social, Frei Mariano recebeu o prêmio do prefeito Marcio Lacerda em 2011. Atualmente, a Associação Irmão Sol oferece acolhimento e suporte a até 75 crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, distribuídos em suas 5 Unidades localizadas em Belo Horizonte.

A ação de acolher implica em receber e proteger. Muitas vezes, aqueles que são acolhidos trazem consigo histórias marcadas pelo sofrimento, necessitando, portanto, de apoio e espaço para elaborar suas perdas e vivenciar novas experiências.

Frei Mariano Gijsen faleceu no domingo, 28 de junho de 2015, em Belo Horizonte, após vários dias de internação devido a complicações de saúde, aos 94 anos de idade. Expressamos nossa gratidão a Frei Mariano por sua dedicação, empenho, carinho e respeito, bem como por tudo o que ele realizou, possibilitando que muitas crianças pudessem reescrever suas histórias de vida.

Frei citava muito a frase de Antoine de Saint Exupéry:

“Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, pois, cada pessoa é única e nenhuma substitui a outra. Cada um que passa em nossa vida, passa sozinho, mas não vai só, nem nos deixa só. Leva um pouco de nós mesmos, deixa um pouco de si mesmo”.