“Louvado sejas, meu Senhor,
Com todas as tuas criaturas,
Especialmente o Senhor Irmão Sol,
Que clareia o dia
E com sua luz nos alumia.
E ele é belo e radiante
Com grande esplendor:
De ti, Altíssimo é a imagem. ”
(Cântico das criaturas)

Francisco de Assis é visto como uma figura exemplar de grande irradiação e percepção. O santo de Assis sentia o laço de fraternidade, do amor serviçal e fraternal. O verdadeiro “amor oceânico”, que abrange e uni todos os seres. Este sentimento fraterno e traduzido na ternura de chamar a todos  de irmãos e irmãs: o sol, a lua, as formigas e ainda mais a criatura. As coisas tem coração. Ele sentia seu pulsar e nutria veneração e respeito por todo ser, por menor que fosse.

“O coração de Francisco significa um estilo de vida, a expressão genial do cuidado, uma prática de confraternização e um renovado encantamento pelo mundo. Recriar esse coração nas pessoas e resgatar a cordialidade nas relações poderá suscitar no mundo atual o mesmo fascínio pela sinfonia do universo e o mesmo cuidado com irmã e mãe Terra como foi paradigmaticamente vivido por São Francisco.”

Seguindo os passos de Francisco de Assis que em toda sua vida e missão amou e cuidou de toda criatura, nosso seguidores de seus passos buscamos acolher, amar e cuidar das crianças e adolescentes  do “Irmão Sol”, resgatando sua dignidade como Filhas e Filhos de Deus, amado-os e respeitados em sua dignidade pessoal e humana, através do afeto, qualidade de vida, por meio da paz e do bem. Juntos  somos convidados a  construir uma família, uma fraternidade universal, onde todos nós somos convidados a ser irmãos e irmãs de todos.