Conheça a Associação Irmão Sol

A Associação Irmão Sol é uma entidade beneficente e sem fins lucrativos, vocacionada a acolher crianças e adolescentes dos sexos masculino e feminino em situação de abandono ou risco pessoal e social.

Nasceu do trabalho incansável de Frei Mariano Gijsen (1921-2015), religioso franciscano, na defesa, acolhida e cuidado de crianças e adolescentes. A Província Franciscana Santa Cruz, juntamente com outros colaboradores, é a responsável pela continuidade desse trabalho pioneiro de Frei Mariano na Associação Irmão Sol.

A Associação Irmão Sol atua no município de Belo Horizonte, MG, e trabalha em parceria com órgãos públicos (Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Juizado da Infância e da Juventude, Promotoria da Infância e da Juventude, Conselhos Tutelares, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselho Municipal de Assistência Social).

A Associação Irmão Sol conta com cinco unidades de acolhimento com capacidade de atender até dez acolhidos cada, de acordo com a faixa etária e sexo.

O trabalho sério e responsável desenvolvido ao longo da sua existência, visando garantir uma infância saudável às crianças e adolescentes, conquistou o reconhecimento frente às várias instâncias de controle social das políticas públicas:

  • Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Belo Horizonte, inscrição nº 137/01, de 19/11/2008
  • Conselho Municipal da Assistência Social de Belo Horizonte, inscrição n º 170, de 27/7/2011
  • Utilidade Publica Municipal, Lei nº 6.608 de 6/5/1994
  • Utilidade Publica Estadual, Lei nº 11.631 de 7/9/1994
  • Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social – CEBAS, Portaria nº 93 de 31/8/2015