Giovanne di Pietro di Bernardone, mais tarde batizado como Francisco, nasceu em Assis no ano de 1181 ou 1182, filho de Pietro Bernardone, um comerciante de tecidos rico e próspero.

Ele cresceu em meio ao luxo e às festas até se alistar no Exército em 1202, lutando por sua cidade contra Perugia. Após ser derrotado, passou um ano na prisão e foi posteriormente enviado para as Cruzadas. Durante esse tempo, após ter um sonho revelador, decidiu mudar de vida e servir a Deus.

No retorno a Assis, ele parou na capela de São Damião, que estava em ruínas, e ouviu a imagem de Cristo lhe dizer: “Francisco, restaura minha casa que está em ruínas”.

Atendendo ao chamado de Jesus, Francisco renunciou a tudo que possuía, vestiu uma túnica simples e passou a dedicar-se integralmente aos pobres e leprosos, compartilhando de sua condição. Seu pai não aceitou a decisão e o deserdou.

Embora não tivesse a intenção inicial de fundar uma congregação, vários seguidores se uniram a ele, levando à criação da Ordem dos Frades Menores, que se tornou uma das maiores da cristandade.

Anos mais tarde, junto com Clara de Assis, Francisco fundou a Ordem das Clarissas, dedicada às mulheres, e a Ordem Terceira Franciscana, para leigos que também desejavam seguir os ensinamentos de Cristo.

Francisco de Assis faleceu em 3 de outubro de 1226, sendo sepultado na Igreja de São Jorge, em Assis, e canonizado em 1228.