Saiba como apadrinhar uma criança ou adolescente

Antes de ir direto ao ponto, o que é o apadrinhamento afetivo? É você passar um período de tempo com a criança, dando apoio e contribuindo para o futuro dela.

O objetivo do apadrinhamento afetivo é propiciar para a criança e o adolescente a convivência e o fortalecimento dos vínculos comunitários, conforme diz no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Além disso, o programa dá ao apadrinhado a ressignificação de modelos disfuncionais de família, possibilitando que a criança ou adolescente, através da experiência vivida com o padrinho e a madrinha, construa caminhos felizes em seu desenvolvimento.

Dessa forma, o apadrinhando é alguém que queira auxiliar e acompanhar o desenvolvimento de uma criança ou adolescente que está em uma unidade de acolhimento institucional, tendo a liberdade de escolher lugares para passear, ocasiões e demais atividades para realizar com o afilhado, participando efetivamente da vida da criança ou adolescente.

Mas e aí, como faço para apadrinhar uma criança ou adolescente? Saiba que esse processo não é direto com a Irmão Sol. É feito através do Cevam (Centro de Voluntariado de Apoio ao Menor).

Lá é uma entidade sem fins lucrativos idealizada e concretizada por um grupo de voluntários, que constataram dificuldades na viabilização e execução de programas às crianças e aos adolescentes acolhidos institucionalmente.

O primeiro passo é comparecer presencialmente ao Cevam para o preenchimento da Ficha de Inscrição da Família Madrinha, e entrega da documentação.

Depois, deve-se levar toda a documentação para início da avaliação do credenciamento (a lista está no site, você pode acessá-lo através desse link).

Em seguida, pede-se para aguardar o contato para a entrevista com a(o) psicóloga(o) do Programa.

Se der tudo certo, o Cevam vai encaminhar o padrinho ou a madrinha para uma unidade de acolhimento institucional de acordo com o perfil da criança solicitado.

E aí, ficou alguma dúvida? O telefone do Cevam é (31) 3224-1022. Entre em contato e fique por dentro de tudo para se tornar um padrinho ou madrinha.

Post A Comment