Doações Online

Tanto pessoas físicas como jurídicas podem se cadastrar como doadores e contribuir com a nossa campanha.

Seja qual for a forma e o valor de sua contribuição, esse recurso é de grande importância para a manutenção dos projetos da Associação Irmão Sol.

A Casa dos Pequenos foi fundada em 1996. A Unidade tem a importante missão de receber, acolher, cuidar, estimular, transmitir amor e segurança às crianças em sua primeira infância (0 a 7 anos incompletos).

As crianças são encaminhadas à instituição através da Vara da Infância e Juventude ou Conselho Tutelar devido a situações de negligência, violência, abandono vivenciadas no ambiente familiar.

Valoriza-se o vínculo com a família de origem. Trabalha-se com os genitores a mudança no quadro que provocou o acolhimento da criança, visando o retorno familiar da mesma. Sendo impossível, busca-se a sua inclusão na família extensa (avós, tios), ou em último caso, o encaminhamento para família substituta (adoção), através da Vara da Infância e Juventude.

Rua Oswaldo Ferraz, 394
Bairro Sagrada Família
31140-130 – Belo Horizonte – MG
(031) 3481-5603
(031) 98496-5902
casadospequenos@irmaosol.org.br

A Casa Copacabana iniciou suas atividades em 1996. É uma unidade de acolhimento institucional para meninos de sete a doze anos incompletos, em situação de abandono, violências ou riscos pessoais no seu ambiente familiar de origem.

Ao acolher uma criança, a equipe primeiramente procura suprir as necessidades básicas da mesma,resgatando assim a autoestima, a cooperação e o bom convívio social. As crianças são inseridas em escolas públicas da região e participam de atividades culturais, recreativas e de lazer oferecidas pela Associação, por colaboradores e pela comunidade local.

Durante o processo de acolhimento é priorizado a tentativa de resgate dos laços com a família de origem e a superação da situação na família que motivou o acolhimento institucional. Não sendo possível, é trabalhada a possibilidade de uma família substituta (adoção).

Rua Brasil, 186
Bairro Copacabana
31540-580 – Belo Horizonte – MG
031 3452 3823
031 9 8634 4421
casacopacabana@irmaosol.org.br

copacabana-pequena

Iniciou suas atividades em 1996. Hoje acolhemos adolescentes do sexo masculino entre 12 e 18 anos incompletos. Buscamos matriculá-los em escolas da região, sempre que possível trabalhamos o retorno para sua família de origem, além de trabalhar aspectos da educação, a elevação da autoestima, a cooperação e o bom convívio social, fatores que o ajudarão na vida adulta e em sua autonomia. Todos participam de atividades culturais e recreativas oferecidas pela Associação e pela comunidade local.

Rua Tremedal, 329
Bairro Carlos Prates
30710-180 – Belo Horizonte – MG
031 3272 3037
031 9 86344581
casatremedal@irmaosol.org.br

A Casa das Meninas é uma unidade institucional vinculada à Associação Irmão Sol. A casa iniciou o trabalho com crianças no ano de 2001 e desde então é compromisso da Instituição protegê-las, promovendo a sua inclusão social sensibilizando as pessoas a respeitarem seu direito de crescer em condições de liberdade e dignidade.

Essas acolhidas têm entre 7 e 12 anos, advindas de situações de abandono, negligência, destruição do poder familiar, ameaça, e violação de seus direitos fundamentais, conforme estabelecido no Estatuto da Criança e Adolescente.

Na Casa das Meninas é realizado um trabalho de autonomia e elevação da auto-estima, bem como cooperação e boa convivência comunitária. As meninas acolhidas estudam, fazem atividades artísticas e são encaminhadas para tratamento médico, odontológico, psicológico e outros atendimentos especializados, quando necessário. Elas também participam de atividades culturais, esportivas e de lazer.

O serviço oferece aspecto semelhante ao de uma residência, oferecendo um ambiente acolhedor para o atendimento.

Rua Professora Natália Lessa, 10
Bairro Trevo
Belo Horizonte – MG
031 3447-6555
031 98634-3462
casadasmeninas@irmaosol.org.br

A Casa dos irmãos é uma unidade de acolhimento que recebe meninas e meninos, de sete a doze anos incompletos, que tiveram seus direitos violados e estão em risco social provenientes da mesma família (grupo de irmãos), ao acolher na mesma casa crianças de ambos os sexos, evita-se a separação de irmãos consanguíneos ou por afinidade e a manutenção de laços vínculos afetivos entre eles.

Em nossa Unidade trabalha-se a autonomia, a elevação da autoestima, a cooperação e o bom convívio social. As crianças frequentam escolas públicas da região e participam de atividades culturais e recreativas oferecidas pela Associação Irmão Sol, por colaboradores e pela comunidade local.

Busca-se primeiramente resgatar os laços e vínculos afetivos com familiares e a superação das questões que levaram ao acolhimento institucional. Esgotadas todas as possibilidades de reintegração junto a família de origem ou extensa as crianças são encaminhadas para uma família substituta (adoção).

Rua Rio Pomba, 710
Bairro Padre Eustáquio
30720-290– Belo Horizonte – MG
031 3411 5960
031 9 8494 7431
casadosirmaos@irmaosol.org.br

Conheça e Participe do Nosso Trabalho

Desde 1989, a Associação Irmão Sol acolhe, em suas unidades, crianças e adolescentes que, por negligência ou algum tipo de violência, precisam ser afastadas de suas famílias e lares de origem.

Venha conhecer nosso trabalho e seja um voluntário!

Nossa Missão

Acolher e amparar as crianças e adolescentes, garantindo seus direitos fundamentais.

Nossa Visão

Para cada criança e adolescente o aconchego de uma família.

Nosso Valor

Servir com: Respeito, Amor ao próximo, Profissionalismo, Comprometimento, Humildade e Espiritualidade Franciscana.

Nosso propósito é acolher crianças com risco pessoal ou social